Educação, arte, saúde & Cia: Arteterapia

Arteterapia

REINVENTANDO-SE A PARTIR DE PRÁTICAS CRIATIVAS EM ARTETERAPIA com Jane Barreto



Desenvolvimento de competências e habilidades da personalidade humana; aprendizagem, inteligência emocional, motivação, autoestima, autonomia, resiliência, capacidade relacional, tendo como meta a qualidade de vida.

CURSO PRESENCIAL COM JANE BARRETO

FUNDAMENTAÇÃO
A ARTETERAPIA é uma proposta de prática terapêutica que utiliza diferentes recursos expressivos, presentes nas linguagens e nas artes, facilitando aos participantes um contato com o seu universo simbólico e imaginário, possibilitando-lhe novas descobertas e autoconhecimento (American Art Terapy Association – AATA).
CONTEÚDO / NÍVEL DE ABORDAGEM DO TEMA
Linguagens da arte; Intuição, pensamentos, reflexão, sentimentos, sensações, sensibilizações, desconstruções, releituras, elaborações, autoconhecimento, aceitação, superações, encantamentos, sonhos e projeto de vida.
TRILHAS
Oficinas com dinâmicas em grupo, vivências situacionais, debates temáticos, construções de obras, histórias, releituras, exposições etc.
Ativação da CRIATIVIDADE com a utilização de técnicas, materiais gráficos, plásticos, cênicos, musicais, corporais e verbais.
MATERIAIS PARA AS OFICINAS (já inclusos no valor do investimento)
Sólidos: lápis, canetas esferográficas, madeira, papéis diversos, vidros e telas
Transição: giz de cera seco, giz pastel, lápis aquarela
Fluídos: tintas e pincéis, colas, essências, corantes
Regeneração: argila, gesso, arames encapados e brutos para modelagens e esculturas, alicate, tesouras
Construção de vínculos: gravuras, pedras, borracha para mosaicos, EVAS, tecidos e linhas
Elementos da natureza: flores, plantas, terra, sementes e grãos, água, fogo, ar, vidro, metais, madeira, carvão, gesso, ferro, areia, sal, pedras
A QUEM SE DESTINA
Pessoas que buscam autoconhecimento, interessados em entender e praticar a arteterapia, estudiosos, sensibilizadores, terapeutas, criativos, profissionais das áreas de saúde, arte e educação.
AVALIAÇÃO
Continuada, a cada sessão. Haverá Certificado de Participação.
VAGAS LIMITADAS
Apenas 20 vagas.

Calendário das oficinas:
. Módulo I: Conheça-te
Julho: 30 e Agosto: 6, 13, 20
. Módulo II: Aceita-te
Agosto: 27 e Setembro : 3, 10, 17
. Módulo III: Supera-te
Setembro: 24 e Outubro: 1, 8, 15
. Módulo IV: Inspira-te
Outubro: 22, 29 e  Novembro: 5,12
. Módulo V: Encanta-te
Novembro: 19,26 e  Dezembro : 3, 10, 17

Convidados especialistas: Deise Alves (corpo e movimento),Thiago Rabay (musicoterapêuta), dr. Fernando Bignardi (ecologia médica), maestro Walter Farjado(canto cênico), Susy Camacho(psicóloga),Rúbia Reame (dançaterapia), Simone Rocha(Fotógrafa e artista Plástica) entre outros... 




  ...Um caminho possível e prazeroso na busca de saúde e qualidade de vida!
            O que é Arteterapia?
            É uma prática terapêutica que se utiliza de diferentes recursos expressivos, presentes nas diversas linguagens da arte, facilitando aos participantes, um contato com seu próprio universo imaginário e simbólico, possibilitando, dessa forma, novas descobertas e o autoconhecimento (AATA).

Como são realizadas as sessões e/ou oficinas Arteterapêutica?
 A utilização das técnicas facilita o contato com conteúdos inconscientes, propiciando experiências concretas a fim de permitir a elaboração do ``acervo`` interno de emoções, mesmo que o acesso a estes, não se dê ao nível da palavra (verbalmente).

Para que o trabalho com terapia da arte?
As atividades desenvolvidas nas oficinas arte terapêuticas são instrumentos que possibilitam ao sujeito terapeutizado, a prevenção e o tratamento de doenças, a percepção das emoções, resgate da auto estima, crescimento, socialização e amadurecimento, de forma harmônica e profunda, objetivando Equilíbrio, Humanização, Saúde, e aumento significativo da Qualidade de Vida.




           Mestre pelo Programa de Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social