Educação, arte, saúde & Cia: CriativA Idade

CriativA Idade


Reportagem TV Cultura (3 de julho 2018)

inscreva-se aqui


Turmas:
2019-1

2018-2

2018-1

2016-2

2016-1

O CriativA idade é um projeto intergeracional, com propósito de promover a Inclusão Social,  humanização e qualidade de vida, desenvolvendo competências e habilidades nas interações entre pessoas de diferentes faixas etárias - crianças, jovens e adultos maduros, que buscam: auto conhecimento, aprendizagem, comunicação, relacionamentos, e criatividade,  no espaço da ESPM.
A partir de uma iniciativa da Diretoria Acadêmica, em 2015 surgiu o convite para construção de  um projeto Piloto, adaptando o programa ao formato de um curso,  com carga horária inicial de 30 horas .Atualmente essa carga estende-se a 40 horas, adequando a necessidade do conteúdo e ao perfil  qualitativo da escola.
O convite foi feito à especialista  Jane Barreto, Professora dos cursos de Aprendizagem e Longevidade e oficinas de arteterapia, na Universidade aberta no COGEAE da PUC S.P.  prestadora de serviços nas áreas de arte, saúde e educação, que aceitou o desafio  de criar um projeto que usasse os espaços da ESPM, inserindo o público 60 +, enfatizando os cursos, os professores e adaptando às diferentes áreas da  comunicação.
 Acolhida pelo CEDS e com apoio e parceria do Professor Marcus Nakagawa,  coordenador do Centro de Desenvolvimento Sócio Ambiental, o projeto piloto tornou-se possível, foi desenhado para oferecer aulas, palestras, oficinas, vivências, e uma ação social que colocaria novamente o desafio de unir os adultos a partir de 60 anos, até então fora do ambiente acadêmico, de volta a ativa, usando ferramentas tecnológicas desconhecidas para muitos e com o desafio de aprenderem a conviver com Jovens estudantes, crianças advindas  de ONGS e  projetos sociais mantidos pela ESPM Social apoiadora do projeto.
Gratuito,  com transporte fornecido do metrô até o estacionamento, o curso é disponibilizado a 35 pessoas de 60 anos ou mais, que se inscrevem pelo site. O material customizado  oferecido pela ESPM, compõe camisetas, ecobags, bloco e caneta  para durante o curso , haver a identificação, integração entre os grupos de participantes do CriativA Idade e estudantes da ESPM.
 Os participantes do Projeto, formaram uma rede de relacionamento que permaneceu ativa  após o termino da turma 1 do projeto.  Dessa forma, foi sugerido que fossem criados espaços e  atividades mensais  nas quais  continuariam frequentando a escola, participando dos eventos  promovidos pelo CEDS, criando uma agenda com convidados de outras instituições e professores da casa, possibilitando debates, palestras, oficinas e protagonismo dos criativos e dispostos a engajarem –se em projetos, que sugerem  estudos e troca de experiências entre os mais diversificados temas e áreas. Alunos da ESPM, em fase de apresentação de TCCS,  apresentam suas pesquisas e projetos  na  integração entre os grupos do CriativA Idade .
Em agosto de  2016  a turma 1  inaugurou o curso com proposta de encontros as quartas e sextas, das 14 as 17 horas. Em seguida na turma 2, teve novo formato acontecendo as sextas feiras. Em 2017 o projeto teve a turma 3. Em 2018 retornou com as turmas 3 e 4, as terças feiras, e em 2019 as turmas 5 e 6.
 Após divulgação realizada no início de cada semestre, pela equipe de comunicação e MKT da ESPM. Os estudantes voluntários que se inscrevem para participarem do projeto, passam por uma entrevista inicial com a Profa Coordenadora do Curso, depois, são orientados e supervisionados pela coordenadora do curso, para desenvolverem os primeiros contatos com  os inscritos. Assim são preenchidas as 35 vagas, disponibilizadas para cada turma, com fila de espera desde a segunda turma em 2016.
A aula inaugural acolhe com boas vindas aos participantes e tem a palavra especial da direção. Há  integração entre o grupo com uma dinâmica criativa dirigida pelo coordenador do CEDS, tour pelos espaços da escola com a equipe de relacionamento, incentivo ao protagonismo desde organização da comunicação entre os participantes para o café coletivo, providenciado pelos mesmos, até as comunicações corriqueiras via ferramentas digitais que aprendem a usar durante o curso; é premissa do curso a autonomia, e o convite é contínuo para que se organizem.
O curso Criativa idade conta com a parceria e voluntariado dos professores da ESPM, e o programa ofertado dispõe de: aulas dialógicas e reflexivas, com dinâmicas de sensibilização e criatividade, oficinas temáticas de fotografia, vivência em estúdio de vídeo, som e rádio, sala de games, oficina em laboratórios tecnológicos, biblioteca e ludoteca,  teatro e palestras em auditórios, além do espaço de confraternização do Rockafé.
Os participantes do Projeto formaram uma rede de relacionamento que permaneceu ativa  após o termino da turma 1 do projeto.  Dessa forma, foi sugerido à escola, para criarem espaços e  atividades mensais,  nas quais os participantes continuariam frequentando a escola,  compartilhando saberes, participando dos eventos promovidos pelo CEDS, em paralelo, criando uma agenda com convidados de outras instituições e professores da casa,  possibilitando debates, palestras, oficinas para  a  integração entre os grupos de participantes das outras  turmas.
Como parte do curso, é proposto uma ação  para exercício da sustentabilidade social. Ongs selecionadas pela ESPM social, são contatadas, é proposto uma programa  de acordo com a necessidade da Instituição, como já ocorreu  em aula externa  no GRAAC, ONG Santa Fé, ou interna, com  a ONG Liga Solidária, presente nas dependências da ESPM.
 No final do curso, há uma Exposição Digital, com material organizado a partir  de registro coletado pelos estudantes voluntários da escola em cada aula, eles editam fotos e  depoimentos gravados e há uma  solenidade de entrega de certificados aos participantes que convidam familiares e outros convidados interessados em conhecerem e participarem do projeto.
 O CriativA  Idade, teve o envolvimento e a participação de um grupo de quase 200 participantes desde a turma 1 até a 5. A próxima turma será a sexta, agendada para acontecer de 20 de agosto a 19 de novembro de 2019, as inscrições foram abertas no site da ESPM em 03 de julho e em 2 horas as inscrições preencheram o numero de vagas disponibilizadas!
Até 6 de agosto, o sistema continuará registrando inscrições para fila de espera que  alcança o número de  300 interessados.  
J


*2019.2.
PROGRAMA: TURMA 6
           
inscreva-se aqui

AGENDA DE ENCONTROS MENSAIS – CRIATIVA IDADE 2019/1.
                                               COMPARTILHANDO SABERES
Data/ Programação: CRIATIVA MENSAL.
*28/ FEVEREIROCine&Debate(auditório Victor Civita).  Filme NOVE rainhas (Nine queens) . Dirigido por Fabían Bielinsky. Argentina: Signature Pictures, 2000(Disponível na ludoteca ESPM).
 Sinopse: Marcos e Juan são dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas. Os dois se conhecem numa madrugada, após Juan tentar dar um golpe em um balconista, e resolvem se unir para participar de uma negociação milionária, envolvendo uma série de selos falsificados conhecidos como Nove Rainhas. Um milionário espanhol está interessado em comprar a série, mas como deixará a cidade ao amanhecer, o negócio precisa ser realizado imediatamente. Com isso, o veterano Marcos ensina a Juan os segredos do ofício e a cada passo que dão encontram novos ladrões e farsantes, sendo que não poderão confiar em ninguém, nem mesmo um no outro.
 

*27/MARÇO - DEBATE:  A Sexualidade em todas as idades – Uma reflexão para os adultos maduros com 60+. Profa Convidada, Thaís Gava,  psicóloga pela PUC, mestra em saúde coletiva pela UNIFESP, Doutora pela Universidade de São Paulo e pesquisadora nas áreas da sexualidade, direitos sexuais nos campos da educação e saúde. Professor convidado da ESPM, Pedro de Santi.

*24/ ABRIL -  AULA-OFICINA: História da Arte – Profa ESPM convidada – Silvana N. Ferreira.


*29/MAIO - DEBATE: Psicologia Financeira – convidada da turma 1 do Criativa Idade: Psicanalista e especialista em educação financeira Marcita  Soares.


*26/JUNHO- AULA – Ser Sustentável. Professor Marcus Nakagawa/coordenadora CEDS..



Agenda Mensal- CriativA Idade 2019.2

·        28 Agosto: Cine & Debate – Fake News. Documentário “Seguindo os Fatos” – Episódio: O futuro dos conteúdos falsos...  Convidada especial Juliana Burza,  profissional de Marketing e Comunicação e tenho experiência em mídias digitais, metodologias ágeis, branding e Design Thinking. Transformação Digital ao curso de graduação de Engenharia, especialista em cases,   robótica, Inteligência Artificial, Machine Learning e a interação entre humanos e máquinas. Mediadora: professora Debora Bonfim.
Local: Auditório Civita.
Seguindo os Fatos | Site Oficial Netflix
O futuro dos conteúdos falsos

·        25 setembro(quarta) -  DEBATE: CASAMENTO, AJUNTAMENTO & OUTROS RELACIONAMENTOS... Pedro De Santi e  Dr Paulo Thomas Korte, Autor de Livros e palestrante, dedica –se a estudos sobre o casamento em várias sociedades.  Local: Auditório Civita.

·        23 Outubro(quarta) - PALESTRA: Ecologia Médica – Programa de meditação e saúde.
Dr. Fernando Bignardi centro de gerontologia da UNIFESP –  local: Auditório Civita .

·        27 Novembro(quarta) - WORKSHOP COMPARTILHANDO SABERES: PROJETOS DE VIDA!  Protagonismo com o  grupo Criativa Idade– local: Auditório Civita .

·        5 Dezembro(quinta) – ENCERRAMENTO & CONFRATERINIZAÇÃO - Local: Auditório Civita ou Castelo Branco.





                            





Jane Barreto
Mestre em Reabilitação e Inclusão Social. Professora Universitária. Especialista em Comunicação em Arte Educação, Psicopedagogia e Arte terapia. Pedagoga, atua na área da educação a mais de 30 anos, em cursos de Licenciatura, pós-graduação e como docente convidada no COGEAE da PUC – S.P. na Universidade aberta da terceira idade. Idealizadora do projeto CRIATIVA IDADE na ESPM de SP. Multi profissional e  participa de projetos nas áreas de  arte, saúde e educação!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário