Educação, arte, saúde & Cia: O beijo do adulto na boca de criança

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O beijo do adulto na boca de criança

          

          É muito comum hoje em dia, presenciarmos pais dando aquele ``selinho`` em seus filhos, como um ato de afeto e carinho; esse costume tem se tornado comum na sociedade contemporânea, herança de hábitos e ritos dos povos de civilizações antigas e da interface da cultura mundial.
          A mídia visita as suas casas trazendo cenas de beijos em novelas e  programas ; o beijo está presente nas letras de  músicas,  em filmes cinematográficos, nos desenhos animados, na literatura infantil, como  nos famosos contos de fadas, em que princesas como a bela adormecida e branca de neve despertam,  quando beijadas por seus príncipes.
          Quem não se recorda da brincadeira: pêra, uva, maça salada mista, em que a fruta representava o gesto que seria dedicado à pessoa? Salada mista representava o beijo na boca.
          Crianças na idade da primeira infância, imitam comportamentos dos adultos, quando vestem roupas dos pais, se maquiam, falam ao celular de brinquedo,  reproduzindo a vida cotidiana. Brincam de ser ``gente grande´´ mas ainda estão na infância, fase da fantasia, descoberta, do faz de conta, do imaginário.Representar esses papéis, não indica que estejam prontas para uma vivência de adolescentes e adultos, antecipando precocemente fases posteriores, que chegarão no curso natural da vida.
          Os pequenos, de 6 meses a 4 anos, entram  em contato com muitas bactérias, que irão permanecer em sua boca durante toda vida, sem causar nenhum dano. Por esta razão, o organismo não produz anticorpos contra tais bactérias e os necessários para sua defesa.
          Adultos não devem beijar crianças  na boca, se alimentar na mesma colher, assoprar a comida, ou ainda recolher a chupeta, quando a mesma cair no chão,  levando-a à boca, para ``tirar as bactérias``,  e depois colocar na boca da criança, evitando assim a transmissão de Hpilori, carie, herpes, sapinhos, entre outros...  eles  ainda estão criando imunidade, não tem  a defesa orgânica que os adultos têm.
          Além da questão saúde, deve-se permanecer atentos ao comportamento, se julgarem que esse costume é natural, o diálogo com seus filhos se torna fundamental, esclarecendo que essa atitude só deverá ocorrer no seio familiar, pois, com a ingenuidade natural da criança, pode acontecer dela entender que, uma vez que seus pais a beijam na boca, pode repetir o gesto com outros de seu vínculo. Já imaginou, seu filho beijando a boca  porteiro do prédio, do carteiro que virou amigo, do  frentista conhecido do posto, ou ainda da gentil vendedora,  enquanto você faz compras?
          Parece chique, moderno, mas os pais que agem dessa forma, devem refletir e analisar os Prós e contras dessa corriqueira atitude, fazendo sua opção de continuar ou não, com tal demonstração de carinho, afinal, desejam sempre  o melhor para seus filhos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário