Educação, arte, saúde & Cia: Psicopedagogia Institucional

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Psicopedagogia Institucional

"A escola caracteriza-se, como um espaço concebido para realização do processo de ensino/aprendizagem do conhecimento historicamente construído; lugar no qual, muitas vezes, os desequilíbrios não são compreendidos" (BARBOSA).

Na escola brasileira atual, atravessamos um processo de modernização no sistema educativo, que passa por uma descentralização e por investimento das escolas como espaços de formação e humanização, superando a frustração presente; a cada momento, torna-se mais necessário  buscar novas descobertas para  minimizar e superar as dificuldades que são encontradas na educação, que vão desde os conflitos familiares/sociais - que refletem no ambiente escolar - até as novas legislações com a lei da palmada, o bulling, a inclusão, reforçando a importância da atuação do psicopedagogo na instituição de ensino.

Dessa forma, surge a proposta de um trabalho efetivo, para  desenrolar essa “teia” muitas vezes causadora da dificuldade de aprendizagem do aluno e do trabalho qualitativo do professor, que busca realização profissional e anseia transmitir conhecimento de forma significativa ao educando .
  A Atuação psicopedagógica no contexto escolar, consiste num trabalho de caráter preventivo e de assessoramento, respeitando o contexto real da escola, visando dar suporte ao professor e ao aluno, sendo um dos primeiros passos do psicopedagogo realizar um diagnóstico, buscando entender melhor sobre a rede de movimentos e a identidade dessa instituição, estabelecendo a partir daí um trabalho que amenize as dificuldades de aprendizagem, os conflitos, articulando uma postura de diálogos e contribuindo para que as mudanças possam acontecer na comunidade.
  Ter conhecimento de como o aluno constrói o seu saber, compreender as dimensões das relações com a escola, com os professores, com o conteúdo e relacioná-los aos aspectos afetivos e cognitivos, permite um fazer mais fidedigno ao psicopedagogo, considerando que o desenvolvimento do aprendente deve ocorrer de forma harmoniosa e equilibrada.
Ao chegar numa instituição escolar, muitos acreditam que o psicopedagogo  solucionará todos os problemas existentes (dificuldade de aprendizagem, evasão, indisciplina, desestímulo docente, falta de organização nos estudos, conflitos emocionais, crise de identidade, baixa auto-estima, entre outros). No entanto, o psicopedagogo não vem com as respostas prontas, é proposto um trabalho interdisciplinar em parceria com todos que fazem a escola (gestores, equipe técnica, professores, alunos, pessoal de apoio, familiares). O profissional participa da rotina escolar para observar  o "todo" da instituição e fazer a escuta necessária do que o professor traz, para indicar possibilidades de intervenções e auxílio aos conflitos que resultam em dificuldades de aprendizagem ou de ensinagem.
Segundo Piaget, aprendizagem saudável consiste em assimilar, acomodar, equilibrar-se e desequilibrar-se na hipótese apresentada pelo aluno, na interação com o professor, facilitando a descoberta e favorecendo o aprendizado para que ocorra a equilibração .Quando o estudante não está equilibrado, o psicopedagogo juntamente com professor, busca investigar as dificuldades individuais ou coletivas e uma maior harmonização no trabalho efetivo em sala de aula.
 O psicopedagogo institucional norteia seu trabalho na consciência de que para  o ser humano aprender, são necessárias condições cognitivas (abordar o conhecimento), afetivas (estabelecer vínculos), criativas (colocar em prática) e associativas (para socializar) estando presentes a ética , o sigilo e  a discrição das atitudes e vivências internas presenciadas na escola.
Entendendo a educação como processo, o psicopedagogo realizará uma observação atenta e contínua, do que estudante e educador desempenham, como se dá esse processo de aprendizagem, embasado-se  no Tripé : desenvolvimento da autonomia, criatividade, auto estima, nutrindo uma aprendizagem saudável que perpassa os aspectos desiderativo(desejo de aprender), relacional(relação com o objeto de conhecimento), cognitivo( raciocínio, pensamento, reflexão) em busca de competências e habilidades para solucionar os problemas ao longo de sua existência.
 Diante do exposto, coloco-me a disposição para detalhamento  aprofundamento e discussão sobre o trabalho, adequando-me as necessidades e limitações do colégio, convicta de que família, escola e profissionais, atuando juntos, poderão alcançar ações mais eficazes no objetivo primordial da educação:HUMANIZAR transformando o indivíduo para uma sociedade mais saudável.

 “Pensar a escola à luz da Psicopedagogia, significa analisar um processo que inclui questões metodológicas, relacionais e sócio-culturais, englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende, abrangendo a participação da família e da sociedade" ( BOSSA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário